Tiago Amaral e Marcelo Belinati iniciam transição na prefeitura de Londrina; ambos se elogiam em entrevista
30 de outubro de 2024Incêndio atinge Shopping 25 de Março, em São Paulo; 200 lojas podem ter sido atingidas
30 de outubro de 2024Redação Paiquerê
Novas doses da vacina contra a Covid-19 chegaram à Secretaria Municipal de Saúde na sexta-feira (25) à tarde e foram distribuídas na segunda-feira (28) a todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Londrina. Ao todo, o Governo do Estado disponibilizou para o Município 4.930 doses da vacina XBB, da fabricante Moderna. O imunizante é efetivo contra as novas variantes de maior prevalência no momento.
A imunização pode ser feita em pessoas maiores de 18 anos, adolescentes de 12 a 18 anos integrantes de grupos de risco e crianças de 6 meses até um dia antes de completar 5 anos.
Para receber uma dose do imunizante, basta ir a qualquer uma das 54 UBSs de Londrina, tanto da área urbana quanto rural, não sendo necessário agendar horário. As salas de vacinação permanecem abertas para o atendimento de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h30. Para o processo, é apenas solicitada a apresentação de um documento pessoal com foto e, se possível, da carteira de vacinação.
Segundo o secretário municipal de Saúde, Felippe Machado, a Covid-19 ainda é um assunto de grande preocupação, mesmo que atualmente o número de casos esteja controlado. “A Covid-19 é uma doença que não deixou de existir após a pandemia. É um vírus respiratório de fácil circulação e a vacina é a melhor forma de proteção contra esse tipo de doença. Estudos mostram que pessoas vacinadas têm uma redução considerável na chance não apenas da contaminação, mas, em especial, da manifestação da doença de forma grave”, apontou o secretário.
Machado ainda salienta a importância dos cuidados básicos difundidos durante a pandemia de Covid-19, como o uso de álcool em gel para higienizar as mãos e de máscara por parte das pessoas com sintomas respiratórios.
O Ministério da Saúde recomenda que pessoas acima de 60 anos recebam uma dose da vacina contra Covid-19 a cada 6 meses. Já os demais grupos devem receber o imunizante ao menos uma vez por ano, como já acontece no caso da vacina contra a gripe.
A vacinação será realizada na cidade enquanto durarem os estoques.
Com Ncom