Tribunal do Júri de Ibiporã condena a 50 anos de prisão homem denunciado por homicídios após entrar em bar atirando contra cinco pessoas
10 de dezembro de 2024STF faz audiência pública antes de decisão final sobre uberização
10 de dezembro de 2024Redação Paiquerê
O governador Carlos Massa Ratinho Junior mandou para a Assembleia Legislativa na segunda-feira (9) um
que cria 105 cargos efetivos no âmbito do Corpo de Bombeiros Militar do Paraná – CBMPR. O objetivo é deixar pronta a estrutura funcional necessária no quadro de servidores para a futura implantação dos 4º e 5º Comandos Regionais, com sedes em Maringá e Ponta Grossa, respectivamente.Desde a criação do CBMPR, com a desvinculação da Polícia Militar, a ideia é ampliar o quantitativo de Comandos Regionais para o desempenho das atribuições essenciais da Corporação. Atualmente há comandos apenas em Curitiba, Cascavel e Londrina. Com as novas unidades, os serviços, principalmente administrativos, serão mais descentralizados.
De acordo com a justificativa do projeto, a iniciativa será primordial para fortalecer o trabalho exercido pelos bombeiros militares e para mitigar riscos e danos à segurança da população, às suas propriedades e ao meio ambiente.
O projeto de lei altera a Lei 21.729, de 6 de novembro de 2023, fixando o efetivo do CBMPR em 5.415 militares estaduais, sendo que os cargos criados serão preenchidos a partir da lei que reestruturou a carreira dos bombeiros militares, facilitando processos de promoção de carreira.
Com AEN