Mais de 1,7 mil jornalistas foram mortos em 20 anos em todo o mundo
15 de dezembro de 2024Tribunal do Júri condena por duplo homicídio qualificado três homens denunciados pelo Ministério Público do Paraná
15 de dezembro de 2024Redação Paiquerê
A Associação Desportiva e Recreativa da Unopar (ADR) realiza o Festival de Ginástica Rítmica na próxima segunda-feira (16), no Ginásio de Esportes Professor Darcy Cortez (Moringão), às 19h. Separadas entre nível de experiência e idade, todas as 280 atletas do projeto, entre 3 e 20 anos, realizarão suas coreografias nas 27 apresentações marcadas.
Fundado em 1972, pela professora Elisabeth Laffranchi, o projeto de Ginástica Rítmica tem provocado forte impacto na formação de atletas, desde a origem até o profissional, alçando jovens ginastas a competições de nível regional e, principalmente, nacional. Como foi o caso das equipes de conjunto na categoria Pré-Infantil e Infantil, que representaram o Brasil no Campeonato Sul-Americano de Ginástica Rítmica Junior e Por Idades deste ano, onde conquistaram sete medalhas de ouro. A participação destas duas equipes está confirmada para o festival, mas a coreografia será diferente da utilizada no Sul-Americano.
A coordenadora da ADR Unopar, Luciane Oliveira Bernadi, destacou o sentimento que o festival provoca, principalmente, com os familiares. “É um momento de muita alegria para as famílias finalizar mostrando todo o trabalho que desenvolvemos ao longo do ano”, expressou.
Com apoio da Fundação de Esportes de Londrina (FEL), através do Fundo Especial de Incentivo a Projetos Esportivos (Feipe), os treinos do projeto são realizados na Unopar do Polo Piza (Avenida Paris, 675, Jardim Piza). A área de atuação do projeto também é extensa, atendendo ginastas de cinco cidades diferentes: Londrina, Cambé, Rolândia, Ibiporã e Arapongas.
Segundo o assessor de Esportes e Eventos da FEL, Sandro Henrique dos Santos, o projeto de ginástica rítmica conduzido pela ADR Unopar é, há muitos anos, inspiração e destaque nacional. “Tivemos diversas atletas que saíram do projeto e fizeram parte ou ainda fazem parte da Seleção Brasileira, e representaram a cidade em campeonatos mundiais, internacionais e olímpicos. A ADR Unopar tem essa grande característica de sempre promover e apresentar ao mundo diversas atletas de ponta. E esse festival que eles realizam já é tradicional, e tem o objetivo de dar oportunidade, abrir as portas para as novas meninas desenvolvam suas atividades e prossigam nesse processo seletivo. Essa parceria há anos entre a Prefeitura de Londrina, via Fundação dos Esportes, e a ADR Unopar é muito importante, e nós acreditamos que vai durar muito mais tempo. Creio que deste projeto ainda teremos muito mais atletas vindo para representar a nossa cidade, em nível estadual, nacional e internacional”, frisou.
A entrada para o evento desta segunda-feira (16) será pelo portão superior do ginásio, com a entrega de 1 kg de alimento não perecível ou um produto de limpeza. Os itens arrecadados serão destinados para a Casa do Caminho.
Segue o cronograma completo das apresentações do festival:
- Babys – Tarde (3 a 5 anos) – Profª: Thacyane Vargas
- Babys – Tarde (3 a 5 anos) – Profª: Haniely Leão
- Babys – manhã (3 a 5 anos) – Profª: Emily Almeida e Rafaela Elias
- Iniciação – (5 e 6 anos) – Profª: Kamilly Faria
- Iniciação Tarde – (6 a 11 anos) – Profª: Luciane Bernardi
- Pré Infantil – (9 anos) – Profª: Haniely Leão e Thacyane Vargas
- Iniciação Manhã – (7 a 11 anos) – Profª: Kamilly Faria
- Iniciação Tarde – (6 a 10 anos) – Profª: Thacyane Vargas
- Iniciação Manhã – (6 a 11 anos) – Profª: Emily Almeida e Rafaela Elias
- Pré Infantil – (10 anos) – Campeãs Paranaenses, Campeãs brasileiras e Campeãs Sul-americanas 2024 – Treinadora: Débora Falda
- Intermediária Tarde – (8 a 12 anos) – Profª: Luciane Bernardi
- Intermediária Tarde – (8 a 12 anos) – Profª: Thacyane Vargas
- Mirim – (6 e 7 anos) – Profª: Kamilly Faria e Thaís Santos
- Intermediaria Manhã – Profª: Emily Almeida e Rafaela Elias
- Mirim – (7 e 8 anos) – Profª: Kamilly Faria e Thaís Santos
- Intermediária Manhã – Profª: Emily Almeida e Rafaela Elias
- Iniciação (Sábado) – Profª: Thaís Santos
- Avançada Manhã (Conjunto) – Profª: Rafaela Elias e Emily Almeida
- Infantil – (11 e 12 anos) – Campeãs Sul-americana 2024 – Treinadora: Haniely Leão e Thaísa Morais
- AVANÇADA MANHÃ (Quarteto) – Profª: Rafaela Elias e Emily Almeida
- Avançada Tarde – Profª: Luciane Bernardi
- Juvenil – (13 a 15 anos) – Vice-campeãs Paranaenses – Treinadora: Débora Falda
- Avançada Manhã (trio infantil) – Profª: Rafaela Elias e Emily Almeida
- Adulta – (16 anos) – Campeãs Brasileiras 2024 – Treinadora: Thaís Santos e Giovanna Lourenço
- Avançada Manhã (Trio 2) – Profª: Rafaela Elias e Emily Almeida
- Avançada Manhã (Trio 3) – Profª: Rafaela Elias e Emily Almeida
- Apoteose final – Equipe de Competição ADR Unopar
Com Ncom