A cada 100 pessoas que têm tétano, cerca de 30 morrem
17 de dezembro de 2024Redação Paiquerê
A fim de marcar as celebrações conjuntas do Natal e do 90º aniversário de Londrina, a peça “Pipo e o Natal Pé-Vermelho”, escrita pelo dramaturgo Maurício Arruda Mendonça e dirigida por Sílvio Ribeiro, encantará o público londrinense entre os dias 18 e 22 de dezembro. A apresentação ocorrerá sempre a partir das 21h, na Funcart – Fundação Cultura Artística de Londrina (Rua Senador Souza Naves, 2.380).
Com classificação etária livre e entrada franca, os ingressos já estão disponíveis por meio da plataforma Sympla, podendo ser retirados até o dia dos espetáculos, sujeita à lotação máxima de 200 pessoas por sessão.
A Funcart, em conjunto com a Secretaria Municipal de Cultura (SMC), também está sorteando 10 pares de ingressos para cada dia das apresentações, sendo 2 pares para cada uma das sessões. E ainda dá tempo de participar do sorteio.
Para concorrer, basta seguir as páginas de Instagram da Secretaria Municipal de Cultura e da Funcart, curtir a publicação anunciando o sorteio e marcar pessoas. É importante destacar que é permitido marcar vários amigos, mas apenas um por comentário, e não vale marcar perfis fakes, perfis de lojas e nem repetidos. O resultado será divulgado amanhã (17), às 14h.
O espetáculo narra as memórias do palhaço Pipo, que escolheu Londrina para ser seu lar na sua aposentadoria. Durante uma visita natalina de seu neto Alex, Pipo revisita o álbum de família e relembra as passagens do Gran Circo Balandronada que vinha a Londrina todo mês de dezembro.
De acordo com o diretor teatral e coordenador da Escola Municipal de Teatro de Londrina, Sílvio Ribeiro, o enredo da peça envolve décadas de histórias natalinas pela cidade. Dessa forma, a apresentação remonta desde a primeira vez que o circo esteve na cidade, em 1934, até os momentos atuais, passando pela época do café – o ouro verde – e da Geada Negra.
Segundo o dramaturgo Maurício Arruda Mendonça, as principais inspirações para dar vida à “Pipo e o Natal Pé-Vermelho” vieram da importância de retratar os antigos natais de Londrina, trabalhando com personagens vindos de uma trupe de artistas circenses, já que possui familiaridade com a dramaturgia circense.
“Eu tenho muito carinho, estudei e escrevi bastante para palhaços no teatro. Gosto muito desse personagem, ainda mais tendo atores excelentes para os papeis. Temos na peça o Pipo idoso e o Pipo jovem. Então fica divertido pensar ações e falas para eles”, contou.
Segundo Ribeiro, a estreia do espetáculo traz grandes expectativas para a organização. “Esta peça reúne uma série de situações cênicas que vão agradar em muito o público, como a questão do circo, a cidade e a história de Londrina. Os atores estão super afinados para a realização da apresentação e todas as músicas são muito alegres”, explicou.
Já Mendonça espera que as pessoas se divirtam, se emocionem e que reconheçam o amor existente do dramaturgo pela cidade. “Que seja uma celebração dos 90 anos de Londrina por meio dessa arte indispensável e maravilhosa que é o teatro, um dos destaques da cultura de nossa cidade desde os anos 1950”, salientou.
O elenco, formado por 10 atores e atrizes, apresenta os trabalhos de Sergio Mello, Diego Gregório, Vinícius Zanin, Chissa, Amanda Abranches, Felipe Viscardi, Ana Julia Santos, Sofia Contu, Brian Silva e Willer Sueiro. Na produção está Fernanda Fernandes e João Ribeiro, já o comando do figurino é realizado por Alex Lima, a cenografia e cenotécnica por Luiz Eduardo Pires e adereços por Camila Sampaio.
“Pipo e o Natal Pé-Vermelho” é uma realização da Funcart com patrocínio da Secretaria Municipal de Cultura e da Prefeitura Municipal de Londrina.
Com Ncom