PGR se manifesta contra autorização para viagem de Bolsonaro aos EUA
16 de janeiro de 2025Luiz Daniel elogia início de temporada do LEC e quer vitória sobre o Maringá
17 de janeiro de 2025Redação Paiquerê
Uma operação conjunta realizada pela Guarda Municipal de Londrina e a Polícia Militar resultou na prisão de dois indivíduos, apreensão de três adolescentes, e recolhimento de grande quantidade de entorpecentes em uma fazenda que estava sendo utilizada como laboratório para fracionar drogas no distrito de Guaravera. A ação começou por volta das 15h de quarta-feira (15) e contou com o apoio das equipes da Patrulha Rural, do Grupo de Operações com Cães das duas instituições e do serviço de inteligência do 5° Batalhão da PM-PR.
As buscas foram desencadeadas por denúncias anônimas, que indicavam que o imóvel era usado como ponto de encontro para traficantes e usuários de drogas. O movimento estranho e constante no local era atípico em comparação com a rotina da população que vive nessas áreas.
Durante a abordagem, os policiais surpreenderam dois indivíduos manipulando crack e outros dois embalando maconha. Eles tentaram fugir, mas foram abordados. Com o apoio de cães farejadores, foram localizadas mais de 900 pedras de crack (130 g), um tablete e dez porções de maconha (520 g), além de sete pinos de cocaína.
Além dos entorpecentes, foram apreendidos balança de precisão, embalagens, cadernos de anotações com registros do tráfico, celulares e dinheiro em espécie. Todos os envolvidos foram encaminhados às autoridades competentes, e as substâncias apreendidas foram recolhidas.
A operação foi destacada pelas autoridades como um exemplo do sucesso da integração entre as forças de segurança e da importância das denúncias da população no combate ao tráfico de drogas. “Estamos estendendo as ações da Operação Choque de Ordem e, aos poucos, vamos realizar ações em outras partes da cidade. Nossa integração com a Polícia Militar é muito importante em toda a cidade. Vamos trabalhar juntos para devolver a ordem para nosso povo”, reforçou o secretário municipal de Defesa Social, Felipe Juliani.
Tráfico na região norte
Por volta das 16h de quarta (15), a Guarda Municipal, por meio do Grupo de Operações com Cães (GOC), foi acionada para prestar apoio a policiais militares do 30° Batalhão. Um casal que traficava entorpecentes no Jardim Primavera, região norte, foi preso com uma significativa quantidade de drogas.
Após denúncias de moradores sobre atividades ligadas ao tráfico de drogas na região, os policiais localizaram dois suspeitos e com auxílio do K9 Kadu da GM foram encontradas 234 porções de maconha preparadas para venda, pesando 455g e oito porções de cocaína (sete pinos e uma bucha).
Devido ao fato os suspeitos foram presos em flagrante e encaminhados à delegacia, juntamente com o material apreendido. A operação destaca a importância das denúncias anônimas e da cooperação entre as forças de segurança no combate à criminalidade.
Balanço da operação
A Operação Choque de Ordem, que integra forças da Guarda Municipal e da Polícia Militar de Londrina, já abordou 50 locais no quadrilátero central da cidade, incluindo praças, a Concha Acústica, a Biblioteca Municipal e o Bosque Central. Até as 6h desta quinta-feira (16) foram contabilizadas 328 pessoas que passaram por abordagem e qualificação.
A ação resultou no encaminhamento de 16 indivíduos por tráfico de drogas, porte de entorpecentes (crack, maconha cocaína), rompimento de tornozeleira eletrônica, além do cumprimento de quatro mandados de prisão. Foram recolhidos 24 veículos e dezenas de porções de entorpecentes ligados ao tráfico. Em virtude das denúncias recebidas, a operação está sendo ampliada para áreas fora da região central, buscando intensificar o combate ao crime em outras localidades.
Com Ncom