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23 de janeiro de 2025Redação Paiquerê
Durante o evento de entrega da primeira etapa de reforma e ampliação do Aeroporto José Richa, em Londrina, na quarta-feira (22), o prefeito Tiago Amaral e os integrantes da Comissão de Infraestrutura da Região de Londrina entregaram uma carta ao ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho. No documento, o grupo demonstrou preocupação e solicitou respostas mais concretas sobre a não-realização de algumas obras consideradas essenciais para a modernização do terminal.
Na carta, o prefeito e os integrantes da Comissão expuseram três obrigações, assumidas pela Infraero em um Acordo de Cooperação Técnica assinado com Prefeitura, em 2016. O texto ressalta que os projetos não saíram ainda do papel, sendo estes a ampliação da pista de pouso e decolagem em mais 450 metros, para alcançar os 600 metros acordados; a nova pista de “Taxiway” que interligaria o pátio de estacionamento à cabeceira ampliada; e a instalação do sistema de pouso por instrumento categoria 1, o tão aguardado ILS.
Durante o encontro, o ministro Silvio Costa Filho reafirmou o compromisso com a continuidade das obras no Aeroporto de Londrina e sinalizou positivamente às questões relatadas na carta. “Primeiramente, celebramos essa reforma relevante do aeroporto com investimento de R$ 200 milhões e que ampliará a capacidade de passageiros de 1,5 milhão para 3,5 milhões. A infraestrutura feita e essa logística atenderá cada vez mais Londrina e região, brasileiros e estrangeiros que passam por aqui. Nos reuniremos com a concessionária CCR Aeroportos para que essa ampliação de pista, em mais 450 metros, ocorra o mais breve possível. Também atuaremos para acelerar a implantação do ILS para fortalecer a navegação da aviação, estamos negociando, está em processo de licitação e esperamos que em três ou quatro meses estejamos com tudo isso concluído para avançarmos na viabilização do ILS”, mencionou.
Sobre a chamada pista de “Taxiway”, Filho disse que a estrutura modernizará o aeroporto, melhorando a manobrabilidade dos aviões. “A expectativa é que os investimentos para Londrina sejam ampliados, em parceria com a CCR e o governador Ratinho Jr. Esperamos que em médio prazo possamos trazer mais aviões também para atender esta região”, adiantou.
O vice-presidente do Sindicato da Indústria da Construção Civil (Sinduscon Paraná Norte) e integrante da Comissão de Infraestrutura, Gerson Guariente, afirmou que a intenção do encontro foi estreitar a relação com o ministro para que ele seja um interlocutor neste processo e consiga acelerar as tratativas para a realização das obras.
“O aeroporto é um dos grandes ativos e uma marca do desenvolvimento que a cidade possui e pretende explorar melhor. Temos acordo em andamento com o governo federal, onde a parte de Londrina foi cumprida e a deles ainda caminha mais lentamente. Essas três questões (ampliação da pista, ILS e Taxiway) são importantíssimas e precisamos das devolutivas mais concretas quanto a confirmações de serviços e prazos para implantações. No ano passado, em reuniões com o DECEA (Departamento de Controle do Espaço Aéreo) tivemos sinal positivo para aquisição do ILS, que deve ser o primeiro a ser concretizado. O ILS é uma pretensão antiga que mudará fundamentalmente a segurança dos pousos e capacidade operacional, possibilitando, por exemplo, pousos e decolagens de naves de categoria maior, com mais carga. Esse incentivo à produção para transporte aéreo pode ser incentivado mais no Município”, frisou.
O entendimento, segundo Guariente, é que o ILS estaria disponibilizado para instalação, ou com processo de aquisição concluído, até o final de 2025. “Já a Taxiway precisamos compreender melhor como será o desenrolar, porque o aeroporto possui uma estrutura que foi desativada para essas operações na pista. Tivemos acesso a documentos sobre concessão mencionando que, provavelmente, para o começo de 2027 esta segunda Taxiway estaria pronta”, detalhou.
O prefeito Tiago Amaral disse que a gestão está determinada a fazer com que o Aeroporto de Londrina conte com as modernizações planejadas e as dimensões que merece. “São investimentos relevantes, incluindo a própria reforma do local. Precisamos agora desafogar estes pontos pendentes para ampliarmos e qualificarmos ainda mais as estruturas. Buscamos celeridade na saída e chegada dos voos e tornar Londrina um destino mais atrativo. Pensamos na segurança, conforto e acessibilidade dos passageiros, mas sempre mirando o aumento do fluxo e trazer investimentos de forma estratégica, que são consequências dessa modernização. Isso será importante para o desenvolvimento econômico, fortalecer o turismo e imagem de Londrina, ampliando oportunidades. E termos um aeroporto operando sem restrições e dificuldades é parte essencial nisto”, destacou.
A deputada federal Luísa Canziani, que também participou do encontro com o ministro, ressaltou a importância das obras no aeroporto para toda a região e o compromisso assumido por ele em intermediar as demandas da Comissão.
“Um dia de comemoração, mas dia também de reflexão para novas oportunidades que queremos do aeroporto e nossa cidade, tivemos uma excelente reunião com o Costa Filho mais cedo, junto com o prefeito, falando de questões cruciais para a garantia do aeroporto que sonhamos e queremos, forte, pujante, capaz de atrair investimentos, unindo sonhos, pessoas e propósitos. Tivemos excelente devolutiva do ministro, no sentido que ele se comprometeu a ajudar a concretizar a ampliação da pista até os 600 metros. O ministro também se comprometeu a articular conosco a pista de “Taxiway” junto à CCR. E também a questão do ILS, já houve garantia da aquisição do equipamento, a licitação foi aberta e queremos acelerar. O DECEA já aprovou a compra do equipamento. Então, esse equipamento, sem dúvida alguma, tem garantia que virá para nosso aeroporto. Agora são trâmites burocráticos, mas a infraestrutura para instalar o equipamento já foi feita e agora aguardamos a efetivação da compra dele.”
Com Ncom