Claudinei admite LEC “bastante mexido” contra o Athletico
13 de fevereiro de 2025LEC abre venda de ingressos para jogo que vale a liderança contra o Athletico
13 de fevereiro de 2025Redação Paiquerê
Conforme o último Boletim da Dengue, divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), 2.483 casos da doença foram notificados desde o início de 2025. Deste total, 224 foram confirmados, 1.558 foram descartados e 701 permanecem em análise. Não há registros de óbitos neste ano.
Os dados também apontam dois casos de Chikungunya notificados, ambos ainda em análise. O levantamento mostra que a incidência de casos é crescente no Jardim Panissa (zona oeste) e elevada no distrito rural da Warta (zona norte). No momento, Londrina permanece em estado de alerta, devido à circulação do tipo 3 do vírus da dengue.
O gerente de Vigilância Ambiental da SMS, Nino Ribas, salientou que é fundamental a participação da população na luta contra o mosquito Aedes aegypti, que transmite a dengue e a Chikungunya. “Além de permitir a entrada dos agentes de saúde em suas casas, é importante que a população colabore com a eliminação de focos de água parada, que são os principais locais de reprodução do mosquito Aedes aegypti”, afirmou.
Ações deste fim de semana
Nesta sexta-feira (14) e sábado (15), a Secretaria Municipal de Saúde realizará ações de conscientização no distrito da Warta. Na ocasião, Agentes de Combate às Endemias (ACEs) e Agentes Comunitários de Saúde (ACSs) percorrerão as ruas realizando visitas domiciliares, identificando e eliminando possíveis focos do mosquito. Também será feita a entrega de sacos verdes para a população separar e descartar corretamente materiais que possam acumular água e servir de criadouros. Além disso, caminhões da Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU) efetuarão a coleta e remoção de resíduos nos bairros atendidos nos dias 14 e 15 de fevereiro.
Plano de Ação contra a Dengue 2025
O Plano de Ação contra a Dengue 2025 concentra esforços na prevenção e monitoramento da dengue. Uma das novas estratégias é o uso de drones para identificar áreas de difícil acesso com possíveis criadouros do mosquito, como lajes, calhas e terrenos baldios. Essa tecnologia permite identificar e tratar focos de dengue de forma mais eficiente, além de auxiliar na conscientização da população sobre a importância de eliminar os focos do mosquito em suas casas e bairros.
As iniciativas da Prefeitura também incluem visitas domiciliares de agentes de saúde, para orientar a população; ações educativas em escolas, empresas e outros locais; uso de armadilhas ovitrampas para monitorar a presença do mosquito Aedes aegypti; e uso da técnica BRI (Borrifação Residual Intradomiciliar), que consiste na aplicação de inseticida de longa duração nas paredes internas das residências.
Dique Dengue
A Secretaria Municipal de Saúde disponibiliza o Disque Dengue, por meio do número gratuito 0800-400-1893, para que a população possa fazer denúncias de imóveis ou áreas suspeitas de terem focos do mosquito Aedes aegypti, como terrenos baldios ou ambientes que possam facilitar a proliferação do vetor. As denúncias podem ser feitas de segunda a sexta, das 8 às 17 horas. Também é possível denunciar por meio do endereço eletrônico https://sisvas.londrina.pr.gov.br/index.php/denuncias, a qualquer hora.
Com Ncom