


Sistemas de segurança digital de Londrina, como toténs, serão modernizados
19 de abril de 2025


1 em cada 4 alimentos da agricultura familiar destinados às escolas do Paraná são orgânicos
19 de abril de 2025Redação Paiquerê
A solenidade de assinatura da ordem de serviço para dar início às obras de ampliação da Escola Municipal João XXIII foi realizada na quinta-feira (17). Localizada na Rua Alfred Nobel, 507, na Vila Industrial, a unidade foi inaugurada em agosto de 1995 e nunca passou por uma reforma de sua estrutura. O prefeito de Londrina, Tiago Amaral, e a secretária municipal de Educação, Vânia Costa, foram até a escola para autorizar o início da construção.
A obra de ampliação da escola terá duração prevista de 12 meses, e será realizada de forma concomitante às aulas. No espaço que, atualmente, abriga o estacionamento e a sala de recursos, será construído um novo bloco pedagógico, de dois pavimentos, com oito salas de aula, uma sala de recursos e dois conjuntos de banheiros. Contando a área de circulação coberta e escadas, o bloco totalizará uma área de 759,13m².
Com a obra, será possível ampliar as turmas da escola, que, no momento, atende 360 alunos matriculados em turmas do P4 ao 5º ano do Ensino Fundamental. A estimativa é que as futuras salas de aula viabilizem cerca de 480 novas vagas para atender toda a comunidade do bairro e região.
O prefeito Tiago Amaral reforçou que a cidade está dando início a um novo tempo na educação, e que a ampliação da Escola Municipal João XXIII sinaliza essa mudança. “Teremos aqui uma nova escola para a nossa região oeste, praticamente, porque vai mais que dobrar o tamanho. Estamos saindo de pouco mais de 300 vagas para mais 480 vagas, é um aumento muito significativo e muito importante para a nossa cidade. Estamos muito felizes com essa conquista histórica; vamos fazer retornar aqui a biblioteca e também oferecer uma sala de recursos preparada. E, também, uma sala do contraturno para o reforço da criançada”, elencou.
Amaral incentivou os alunos a valorizarem toda a equipe escolar, a se dedicar aos estudos, e afirmou que a Prefeitura está dedicada a prover condições cada vez melhores para a rede municipal. “Todos nós trabalhamos para que Londrina seja a melhor cidade para vocês. Seja a cidade que dê condições de vocês aprenderem e brincarem, dos pais de vocês trabalharem, para que vocês tenham uma casa e uma família feliz. E para que, no futuro, vocês possam ser guardas municipais, professores, engenheiros ou médicos; possam abrir um comércio, ter uma indústria. Essa é a nossa missão, e esse é o nosso compromisso com vocês”, frisou o prefeito.
De acordo com a coordenadora pedagógica da Escola Municipal João XXIII, Alexandra Shizuka Berg, as equipes já iniciaram a colocação dos tapumes para montagem e isolamento do canteiro de obras. “Vemos muitos prédios sendo construídos na nossa região e novas famílias se formando em nosso entorno, então sabemos da necessidade de novas turmas. E nunca passamos por reforma, ex-alunos que vêm até a escola ainda reconhecem toda a estrutura do prédio. Vai ser um refresco para toda região contarmos com essas novas salas, principalmente para termos o retorno da biblioteca para usufruir com os alunos”, destacou.
A secretaria municipal de Educação, Vânia Costa, explicou que a construção das novas salas na Escola Municipal João XXIII será executada por meio de um caucionamento, firmado entre o Município e a empresa de construção civil MRV. A obra está avaliada em R$ 4 milhões e compreende a primeira fase de ampliação da unidade escolar. “Essa obra vai trazer muitas oportunidades. Esse novo espaço que a escola está recebendo, com grande alegria, vai permitir que os nossos alunos da região oeste e que fazem parte desse georreferenciamento tenham a oportunidade de ter vaga garantida em nossa rede. É uma escola antiga, que hoje possui oito salas e com a ampliação terá mais nove, que darão origem a 18 turmas nos períodos da manhã e tarde. Hoje tivemos um marco na educação municipal, com essa nova escola na região oeste de Londrina”, disse a secretária.
Para a segunda etapa de ampliação, programada para iniciar em 2026, a área construída será de mais 649,23m². O projeto contempla a adequação do ambiente administrativo, reforma e ampliação da cozinha, duas salas de aula, sala de contraturno e área de circulação. “Já estamos em negociação para que a segunda etapa também seja executada utilizando o caucionamento. E a execução dessa obra visa atender à crescente demanda da região oeste, pois possibilitará um aumento significativo no número de vagas”, acrescentou o diretor de Planejamento da Secretaria Municipal de Educação, Junior Cesar Dias de Jesus.
Com Ncom