


Claudinei lamenta gol sofrido no início pelo LEC: “No minuto de silêncio”
26 de abril de 2025


Gilmar recua e julgamento de Collor será retomado segunda-feira
26 de abril de 2025A Federação Paranaense de Basketball (FPRB) divulgou nesta semana a lista das 30 atletas convocadas para o programa de treinamento da Seleção Paranaense de Basquete Sub-13. Maria Flora representará Londrina como atleta da Associação Pé Vermelho (APVE) Londrina Basketball. Os treinos terão início no dia 30 de maio e vão até 1º de junho, em Toledo, no oeste do estado.
A londrinense, nascida em 2012, está com 13 anos e ingressou na equipe sub-13 da APVE em 2024, chegando por meio do projeto Cesta Mágica, realizado pela Secretaria Municipal de Educação (SME). A iniciativa desenvolve o basquete com aulas para crianças de 6 a 11 anos de idade das escolas municipais.
O coordenador técnico da APVE Londrina, Arody Neto, ressaltou o processo de desenvolvimento e captação de atletas de base. “Nos últimos anos, realizamos processos seletivos e selecionamos atletas que possuam algumas características como estatura predita alta, grande envergadura, atleticismo ou que domine alguns fatores do jogo como técnica e tática, entre outros. Depois de selecionados, os atletas ingressam nas turmas de treinamento de cada categoria, onde observamos e auxiliamos o seu desenvolvimento”, disse.
Maria Flora, que atua em quadra como ala/pivô, começou a praticar basquete em 2023, pelo programa de Aula Especializada de Treinamento Esportivo (AETE), no Colégio Estadual Padre Wistremundo Roberto Perez Garcia, com o professor Marival Junior. Em 2024, ela entrou para a APVE e iniciou seus treinamentos no Ginásio de Esportes do Jardim Bandeirantes, na região oeste da cidade.
A preparadora física das categorias de base da APVE Londrina, Maria Lentini, destacou a evolução da ala/pivô e seu comportamento nos treinamentos. “Ela tem um grande potencial de crescimento devido ao comprometimento e o tipo físico dela. Faz todos os treinamentos com muita atenção e determinação. Pretendemos ter ainda mais alegrias com ela e com as outras meninas”, frisou.
Lentini pontuou as principais dificuldades encontradas no desenvolvimento de jovens atletas, de maneira geral. “No período pós-Covid, a concentração e o foco acabaram ficando bem difíceis, assim como as distrações se tornaram mais constantes. Temos que trabalhar para que as meninas deixem de lado o celular e foquem exclusivamente nas atividades desenvolvidas. São fatores que contribuem para uma evolução mais sólida”, acrescentou.
A APVE Londrina Basketball é um dos projetos locais selecionados, em 2025, pela Fundação de Esportes de Londrina (FEL) para receber o patrocínio do Fundo Especial de Incentivo a Projetos Esportivos (Feipe).