Atividade integrada para auxiliar pessoas em situação de rua vai até esta sexta
19 de abril de 2024LEC tem 12 reforços para a Série C; veja quem chegou
19 de abril de 2024Redação Paiquerê
Com o intuito de ampliar a divulgação dos serviços de atendimento às mulheres em situação de violência, bem como fortalecer a prevenção e enfrentamento, a Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres (SMPM) realiza, desde o dia 19 de março, a distribuição de materiais informativos para profissionais de diversos setores.
A ação, integrante do Mês da Mulher e uma das prioridades estabelecidas pelo Plano Municipal de Políticas para as Mulheres (PMPM), é realizada a partir de uma parceria entre a SMPM, o Sindicato dos Empregados em Empresas de Asseio e Conservação (Siemaco) e a Fundação de Asseio e Conservação, Serviços Especializados ( Facop).
Ao todo, aproximadamente 3 mil mulheres do setor de asseio e conservação, portaria, cozinha e hotelaria receberam panfletos contendo informações sobre as formas de violência doméstica e familiar previstas na Lei nº 11.340/2006 – Lei Maria da Penha (violência física, psicológica, sexual, patrimonial e moral). Também indica o contato do Centro de Referência de Atendimento à Mulher (CAM), serviço especializado da Secretaria que oferta atendimento de psicologia, serviço social e orientação jurídica para mulheres acima de 18 anos, residentes em Londrina, que se encontrem em situação de violência.
A secretária municipal de Políticas para as Mulheres, Liange Doy Fernandes, destacou que ações em parceria com Organizações da Sociedade Civil (OSC) estão previstas no PMPM para a prevenção e o enfrentamento à violência contra as mulheres. “Muitas mulheres se encontram em relacionamentos abusivos, mas não têm consciência dessa situação. Assim, divulgar as formas de violência, que vão desde um xingamento até a agressão física propriamente dita, é de fundamental importância para que a mulher rompa o ciclo da violência antes do seu agravamento, que pode culminar, inclusive, em feminicídio”, contou.
Esta ação contemplou, também, as mulheres atendidas pelo Centro de Oficinas para Mulheres (COM), que, desde 2023, desenvolve atividades de capacitação e qualificação profissional em parceria com o SIEMACO e FACOP.
Segundo a diretora de Empreendedorismo e Ações Educativas da SMPM, Lisnéia Rampazzo, a SMPM já desenvolve ações com o SIEMACO e com a FACOP no âmbito da Diretoria de Empreendedorismo e Ações Educativas. “As instituições são parceiras do Programa de Capacitação e Qualificação Profissional, desenvolvendo diversos cursos no COM, como recepção, portaria, técnicas de limpeza, informática, entre outros”, contou. A assessora ainda frisou que, além de contribuir com as atividades de capacitação e qualificação profissional promovidas pela SMPM, o SIEMACO e a FACOP também se encontram em um movimento de somar esforços para a prevenção e enfrentamento à violência contra as mulheres.
Com Ncom