Chuvas no RS: por que chove tanto no estado?; entenda as causas
3 de maio de 2024Procon Londrina abre novo canal de atendimento por chat em plataforma de busca
3 de maio de 2024Redação Paiquerê
Neste final de semana, adultos e crianças amantes da bicicleta terão a chance de praticar atividade física em segurança, conhecer lugares diferentes e ainda fazer amigos. Com concentração a partir das 15h30, no gramado do Centro Cívico, e largada às 16h, ocorre no sábado (4) o passeio ciclístico Londrina, Cidade em Movimento.
A pedalada, que inclui no trajeto vias como as avenidas Harry Prochet, Waldemar Spranger, Higienópolis e a marginal da PR-445, tem percurso de 15 km e nível de dificuldade leve. É organizada pela Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU), com apoio da Guarda Municipal (GM), Polícia Militar (PM), polícias Rodoviária Estadual e Federal (PRE e PRF).
Para participar da atividade, os interessados devem comparecer ao local de partida no horário programado, sem necessidade de inscrição prévia. Apesar de não haver exigências para adesão ao evento, a organização recomenda que os participantes utilizem itens como luvas, capacete, óculos e protetor solar.
Segundo o gerente de Comunicação da CMTU, Carlos Eduardo Ribeiro, um requisito indispensável para a pedalada é a animação. “Esperamos reunir tanto os mais experientes quanto os que ainda estão começando no pedal. Não importa há quanto tempo a pessoa anda de bicicleta, o que vale é a disposição”, convidou.
Ribeiro destacou que, para aliviar as altas temperaturas previstas para sábado, o passeio contará com dois pontos de hidratação. Além do fornecimento de água, os ciclistas terão à disposição também um veículo de apoio, para transporte daqueles que eventualmente tiverem dificuldade em concluir o trajeto.
Ele enfatizou ainda que, durante todo o caminho, o grupo estará acompanhado – na dianteira e na retaguarda – por servidores da CMTU e das forças de segurança, posicionados com viaturas. À medida que os participantes avançarem, cruzamentos serão momentaneamente interditados para evitar a passagem de veículos e garantir a segurança no trânsito.
Essa edição do Londrina, Cidade em Movimento integra a programação do Maio Amarelo 2024, cujas ações têm por objetivo a conscientização por uma convivência mais pacífica e harmoniosa nas ruas da cidade. A primeira vez em que o passeio ciclístico ganhou as vias de Londrina foi em maio de 2022 e, de lá para cá, cada nova pedalada tem atraído uma média de 120 pessoas.
Maio Amarelo
Nesta sexta-feira (3), antes do pedal, o cronograma de intervenções do mês dedicado ao debate sobre a violência no trânsito terá uma blitz focada em motoristas habilitados nas categorias C, D e E. A ação irá ocorrer a partir das 9h, na BR-369, em frente ao Parque de Exposições Governador Ney Braga. Na oportunidade, os condutores serão abordados para um bate-papo sobre segurança, manutenção preventiva dos caminhões, ônibus e carretas e a realização dos exames toxicológicos obrigatórios.
Já na terça-feira (7), às 15h30, motociclistas serão abordados na avenida Dez de Dezembro, na altura do viaduto da Santos Dumont, para receber orientações de segurança e ganhar vistorias nas motocicletas. A checagem gratuita inspecionará o funcionamento de pneus, freios, cabo de acelerador, entre outros itens. A iniciativa contará também com a entrega de antenas corta-pipa – indispensáveis na proteção contra incidentes com linhas e o chamado cerol.
Com Ncom